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Segurança Digital

O Banco Yetu valoriza a segurança digital dos nossos clientes, pelo que partilhamos algumas técnicas utilizadas para obter os seus dados pessoais e cometer fraude online.

SMS Phishing

O “smishing” (combinação das palavras SMS e Phishing) é a tentativa por atacantes de obter dados pessoais, financeiros ou de segurança por mensagem de texto.

Como funciona?

A mensagem de texto tipicamente pedirá para clicar num link ou ligar para um número de modo a "verificar", “atualizar", ou "reativar" a sua conta. O link leva a uma página falsa e o número de telefone liga ao atacante, que finge ser o Banco.

Como é que pode prevenir?

  • Não carregue em links, anexos ou imagens que receba em mensagens de texto não solicitadas, sem verificar quem as mandou.
  • Nunca responda a mensagens de texto que lhe peçam o PIN, passwords de acesso ao banco ou outros códigos de segurança.
  • Se acha que respondeu a uma mensagem de smishing, indicando dados bancários, contacte o seu banco imediatamente.

Vishing

O vishing (combinação das palavras voice e phishing) é um ataque por telefone no qual o atacante tenta enganar a vítima para que esta forneça dados pessoais, financeiros ou de segurança ou transfira dinheiro para ele por chamadas telefónicas.

O que pode fazer?

  • Tenha cuidado com chamadas não solicitadas.
  • Anote o número de quem liga e indique-lhe que vai ligar de volta.
  • Para verificar a identidade de quem liga, procure o número de telefone da entidade e ligue diretamente para lá.
  • Não valide quem lhe liga usando o número de telefone que essa pessoa lhe deu (pode ser falso ou mascarado).
  • Os atacantes podem encontrar os seus dados básicos online (redes sociais). Não assuma que a chamada é genuína porque têm esses dados.
  • Não partilhe o PIN do cartão de crédito ou débito nem a password do seu Net Yetu. Nós não solicitamos estes dados.
  • Não transfira dinheiro para outra conta a pedido de quem lhe liga. Nós não solicitamos que movimente a sua conta.
  • Se acha que a chamada é falsa, reporte-o ao seu Banco.

Sites Bancários Falsos

E-mails de phishing bancário habitualmente contêm links que o levam a páginas falsas, onde lhe pedem que divulgue dados financeiros e/ou pessoais.

Quais são os sinais?

Os sites bancários falsos são parecidos com os originais. Frequentemente apresentam janelas "pop-up" onde lhe são pedidos os seus dados de acesso.

As páginas falsas, em geral, apresentam:

Urgente: não encontrará mensagens assim nos sites verdadeiros.

Mau design: tenha cuidado com sites que apresentam falhas no design ou erros de escrita.

Janelas “pop-up”: são habitualmente usadas para recolher os seus dados confidenciais. Não clique nessas janelas e evite fornecer nelas quaisquer dados pessoais.

O que pode fazer?

  • Não carregue em links de e-mails que parecem apontar para o site do Banco Yetu.
  • Escreva sempre o link manualmente ou use um link guardado nos seus favoritos.
  • Use um navegador (exemplo: Google Chrome, Firefox) que permita bloquear janelas "pop-up".
  • Se algo importante precisar da sua atenção, será alertado para isso pelo seu banco, após o acesso online à sua conta. 

E-mails de phishing

O phishing usa e-mails fraudulentos para enganar o destinatário de modo a que este partilhe dados pessoais, financeiros ou códigos de segurança.

Como funciona?

  • Estes e-mails podem parecer idênticos ao tipo de correspondência enviada pelos bancos.
  • Copiam logótipos, estilo visual e mensagens de e-mails reais.
  • Pedem para abrir um anexo ou clicar num link.
  • Utilizam linguagem que transmite urgência.

O que pode fazer?

  • Mantenha o seu computador actualizado, incluindo o navegador (exemplo: Google Chrome, Firefox), antivírus e sistema operativo.
  • Esteja especialmente atento se um suposto e-mail do banco lhe pedir dados pessoais (ex: os códigos de acesso ao Net Yetu).
  • Examine o e-mail com cuidado: compare o endereço com o de mensagens anteriores do banco. Veja se encontra erros de escrita.
  • Não responda a e-mails suspeitos. Encaminhe-os para o seu banco escrevendo o endereço manualmente.
  • Não clique nos links nem abra os anexos. Escreva manualmente o endereço do seu banco no navegador (exemplo: Google Chrome, Firefox).
  • Em caso de dúvida, verifique a autenticidade no site do banco ou por telefone.

Atenção quando usa o seu telemóvel. Pode ser mais difícil detectar uma tentativa de ataque no telemóvel ou no tablet.