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Política de Privacidade

Política de Privacidade de Canais Digitais do Banco Yetu

No Banco Yetu a privacidade e a proteção dos dados pessoais dos seus clientes e dos demais titulares de dados pessoais são fundamentais. 

Saiba como tratamos os seus dados, com quem os partilhamos, durante quanto tempo os conservamos, bem como as formas de entrar em contacto com o Banco Yetu e de exercer os seus direitos. 

O que são dados pessoais?

Dados pessoais corresponde a qualquer informação, seja qual for a natureza ou suporte, incluindo imagem e som, relativa a uma pessoa singular identificada ou identificável. É considerada identificável a pessoa que possa ser identificada directa ou indirectamente, designadamente por referência a um número de identificação ou à combinação de elementos de um ou mais elementos específicos da sua identidade física, fisiológica, psíquica, económica, cultural ou social. 

Quem é o responsável pelo tratamento dos seus dados pessoais?

O Banco Yetu, S.A. com o n.º de Contribuinte: 5417285501, com Sede em Luanda, na Rua Frederico Welwitsch, Torre Maculusso, Piso 2, Bairro Maculusso, no âmbito da existência de uma relação contratual bancária é a entidade responsável pela recolha e tratamento dos dados pessoais, podendo, no âmbito do exercício da sua actividade, recorrer a entidades por si subcontratadas para a prossecução das finalidades aqui indicadas.

 Que dados pessoais são recolhidos e tratados?

O Banco Yetu procede à recolha e ao tratamento, entre outros, dos seguintes dados pessoais: nome, número de telefone e endereço de correio electrónico. O Banco Yetu assume que os dados foram fornecidos pelo titular dos mesmos ou que este deu autorização para o efeito e presume que os mesmos são verdadeiros e se encontram actualizados.

 De que forma são recolhidos os seus dados?

Os dados pessoais podem ser recolhidos através dos seguintes meios:

  • Correio electrónico e sms;
  • Site Institucional;
  • Chamadas telefónicas;
  • Presencialmente;
  • Através de aplicações (“apps”) instaladas em dispositivos móveis;
  • Redes Sociais.

Os dados recolhidos são processados e armazenados informaticamente e no estrito cumprimento da Lei da Protecção de Dados Pessoais (Lei n.º 22/11, de 17 de Junho - Lei da Protecção de Dados Pessoais) sendo armazenados em base de dados específicas, criadas para o efeito, pelo Banco Yetu ou pelas entidades por este subcontratadas.

Alguns dados pessoais recolhidos no Site Institucional são de preenchimento obrigatório e, em caso de falta ou insuficiência desses dados, o Banco Yetu poderá não conseguir prestar-lhe os serviços ou as informações por si solicitadas. Em cada caso concreto, o Banco Yetu informá-lo-á da natureza obrigatória do fornecimento dos dados pessoais em causa.

Caso aceda à área de utilizador através de uma rede social, concorda que o Banco Yetu utilize e guarde informações relacionadas com o seu perfil. Esta rede pode enviar ao Banco Yetu informações, em conformidade com as suas políticas, que podem incluir o nome, foto de perfil, género, lista de contactos e quaisquer outras informações que tenha escolhido disponibilizar. Outras informações relativas a recomendações trocadas entre si e os seus contactos também podem ser partilhadas.

Se pretender evitar tal partilha pode fazê-lo editando as definições de privacidade da rede social.

O Banco Yetu poderá também armazenar cookies no seu dispositivo para personalizar e facilitar ao máximo a navegação.

Qual é a finalidade dos dados recolhidos?

  • Gestão da relação contratual e das operações conexas, na qual se inclui a análise, decisão e gestão de operações de crédito e avaliação do risco de crédito;
  • Cumprimento das obrigações legais em matérias de combate ao branqueamento de capitais ou de financiamento de terrorismo;
  • Cumprimento de outras obrigações legais ou regulamentares;
  • Titularização e cessão de créditos;
  • Realização de acções de promoção e de marketing directo.

Com quem são partilhados os seus dados?

Os dados recolhidos e detidos pelo Banco Yetu poderão ser transmitidos, com respeito pelo dever de confidencialidade e pelo princípio da finalidade que presidiu à sua recolha, para as seguintes entidades:

  • Entidades do grupo em que o Banco Yetu está inserido com o objectivo de prestar serviços bancários e financeiros;
  • Entidades gestoras de centrais de risco de crédito, de natureza pública ou privada;
  • Central de Responsabilidades de Crédito do Banco Nacional de Angola, relativamente a responsabilidades efectivas ou potenciais decorrentes de operações de crédito de que seja beneficiário o titular dos dados, nos termos da lei;
  • Agências de análise de crédito e prevenção de fraude;
  • Autoridades judiciais ou administrativas, nos casos em que tal cedência seja obrigatória;
  • Organizações, incluindo companhias de seguros que tenham contratos com o Grupo em que o Banco Yetu está inserido para prestação de serviços, promoções ou ofertas;
  • Entidades que prestem serviços de solvabilidade a instituições de crédito;
  • Empresas de cobranças de créditos caso se revele necessária a recuperação de valores em dívida ao Banco Yetu;
  • Autoridades legais e de supervisão sempre que o Banco Yetu tenha, por lei, esse dever;
  • Subcontratantes que procederão ao tratamento dos dados por conta do Banco Yetu e de acordo com as finalidades por este determinadas, quando e na medida que tal se mostre necessário para lhe oferecer os serviços comercializados pelo Banco Yetu ou para o cumprimento das obrigações contratuais;
  • Qualquer entidade com a qual o Banco Yetu negoceie a cessão de créditos;
  • Cumprimento das obrigações legais em matérias de combate ao branqueamento de capitais ou de financiamento de terrorismo;
  • Cumprimento de outras obrigações legais ou regulamentares;
  • Titularização e cessão de créditos;
  • Realização de acções de promoção e de marketing directo;
  • Realização de estudos de mercado, inquéritos de avaliação e análises estatísticas.

Como é que os seus dados são usados para a promoção dos nosso produtos e serviços?

O Banco Yetu poderá usar os seus dados para lhe dar a conhecer produtos e serviços que considerar ser do seu interesse, se tiver dado o seu consentimento para o efeito. Esta divulgação poderá continuar mesmo após a cessação da sua relação com o Banco Yetu.

Os contactos poderão ser efectuados através de aparelhos de chamada automática, aparelhos de telecópia, por correio electrónico, SMS, MMS, ou outros meios que permitam a recepção de mensagens independentemente da intervenção dos destinatários, a não ser que nos tenha dado instruções em contrário. Pode opor-se a qualquer momento ao tratamento dos seus dados para efeitos de marketing directo, devendo para o efeito solicitá-lo por escrito para o seguinte endereço de correio electrónico faleconnosco.yetu@bancoyetu.ao

Quais são os seus direitos?

Nos termos da Lei de Protecção de Dados Pessoais, além dos demais direitos nela previstos, garantimos-lhe o direito de acesso, actualização, rectificação ou eliminação dos seus dados pessoais, a qualquer momento. Conferimos-lhe também o direito de oposição à utilização dos dados facultados para fins de marketing, para o envio de comunicações informativas ou de inclusão em listas ou serviços informativos. Caso não o tenha efectuado aquando da recolha dos dados, poderá enviar um pedido posteriormente. O exercício destes direitos deverá ser realizado através do seguinte endereço de correio electrónico faleconnosco.yetu@bancoyetu.ao

Por quanto tempo armazenamos os seus dados?

O período de tempo durante o qual os dados são armazenados e conservados varia de acordo com a finalidade para a qual a informação é tratada. Sempre que não exista uma exigência legal especifica, os dados serão armazenados e conservados apenas pelo período mínimo necessário para as finalidades que motivaram a sua recolha ou o seu posterior tratamento ou, pelo espaço de tempo autorizado pela Comissão Nacional de Protecção de Dados, findo o qual os mesmos serão eliminados, ou tornados anónimos.

Tratamos dos seus dados de forma segura?

O Banco Yetu assume o compromisso de garantir a protecção da segurança dos seus dados. Para o efeito, adoptou diversas medidas de segurança, de carácter técnico e organizativo, de forma a proteger os dados pessoais que nos disponibiliza contra a sua difusão, perda, uso indevido, alteração, tratamento ou acesso não autorizado, bem como contra qualquer outra forma de tratamento ilícito. O Banco Yetu exige dos seus subcontratantes e dos seus parceiros a adopção de medidas de segurança equivalentes aquelas que pratica.

Não obstante as medidas de segurança praticadas pelo Banco Yetu, o utilizador deve adoptar medidas adicionais de segurança designadamente, assegurar que utiliza equipamentos e um navegador actualizado, com firewall activa, antivírus e anti-spyware e, certificar-se da autenticidade dos sites que visita na internet, devendo evitar websites em cuja reputação não confie.

Informação adicional

O Banco Yetu reconhece que poderá comunicar dados dos utilizadores, no âmbito de processos de fusão, aquisição e/ou incorporação em que se encontre, não se considerando essa comunicação como uma transferência de dados para terceiros, nem existindo qualquer tratamento subcontratado.

O Banco Yetu poderá ainda comunicar ou transmitir dados a terceiros no âmbito de investigações, inquéritos e processos judiciais e/ou administrativos ou de natureza semelhante, desde que para tal seja devidamente ordenada por ordem judicial nesse sentido, ou quando a comunicação ou transmissão seja necessária para o cumprimento de obrigação legal a que se esteja sujeito.

Caso possam ocorrer transferências de dados para outros países, o Banco Yetu cumprirá com a lei, nomeadamente no que respeita à adequabilidade do país de destino no que respeita a protecção de dados pessoais e aos requisitos que são aplicáveis a estas transferências.